Olá, tudo bem ?

Este blog foi feito para trocar idéias e experiências em arte e artesanato.

Sejam benvindos....

Vika ...

Minha foto
Botucatu, São Paulo, Brazil
Arquiteta, Artesã e Artista plástica. Amo tudo o que é ligado a arte, seja de viver, ver ou sentir. Descendente de russos, a sensibilidade é minha marca registrada. Ser Feliz é o que importa. Meu pensamento predileto é: "Confie... As coisas acontecem na hora certa. Exatamente quando devem acontecer! Momentos felizes, louve a Deus. Momentos difíceis, busque a Deus. Momentos silenciosos, adore a Deus. Momentos dolorosos, confie em Deus. Cada momento, agradeça a Deus." Autor desconhecido.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Âmbar.....

O âmbar é uma resina fóssil de  pinheiro, formado a 50 milhões de anos. A palavra âmbar, é de origem árabe, anbar.  É considerada a primeira gema do homem. Já foram encontradas peças de âmbar de mais de 10 Kg.
Âmbar1.JPG (4488 bytes)


Âmbar2.JPG (9758 bytes) Jazidas:
A maior jazida de âmbar encontra-se em Palmnicken, na antiga Prússia Oriental. Existem reservas também no fundo do Mar Báltico, na Sicília, Romênia, Birmânia e no Canadá.

 retirado de : http://www.escolabellarte.com.br/G-textos/%C3%82mbar.htm

Desde a pré-história, as regiões banhadas pelo Mar Báltico, como Lituânia, Letônia e Estônia, são a principal fonte de âmbar. Acredita-se que o material foi utilizado desde a Idade da Pedra. Foram encontrados também objetos de origem báltica nos túmulos egípcios datando 3200 a. C. Outra pista importante foram objetos encontrados na Escandinávia que eram utilizados por vikings dos anos 800 até 1000 d. C.







 Curiosidades :

Origem da electricidade estática

Cerca de 600 a.C., os Gregos, grandes filósofos, descobriram a electricidade estática?
Tales de Mileto descobriu que friccionar âmbar com lã de carneiro levava a que este atraísse pedaços de palha como que por magia! 
A palavra electricidade deriva da palavra grega "eléktron - (ἤλεκτρον)"  que significa âmbar.
O âmbar é utilizado ainda na Europa para afastar mau-olhado.
Para os povos do Báltico, o âmbar era uma preciosa mercadoria para troca. Acreditava-se que a forma de gota do âmbar vinha das lágrimas das Helíadas, que Zeus encolerizado lançava aos infernos por terem calcinado a crosta terrestre.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário