Olá, tudo bem ?

Este blog foi feito para trocar idéias e experiências em arte e artesanato.

Sejam benvindos....

Vika ...

Minha foto
Botucatu, São Paulo, Brazil
Arquiteta, Artesã e Artista plástica. Amo tudo o que é ligado a arte, seja de viver, ver ou sentir. Descendente de russos, a sensibilidade é minha marca registrada. Ser Feliz é o que importa. Meu pensamento predileto é: "Confie... As coisas acontecem na hora certa. Exatamente quando devem acontecer! Momentos felizes, louve a Deus. Momentos difíceis, busque a Deus. Momentos silenciosos, adore a Deus. Momentos dolorosos, confie em Deus. Cada momento, agradeça a Deus." Autor desconhecido.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Psicologia das Cores



As cores podem afetar as nossas emoções?
Sim !

Cada um de nós tem preferência por determinadas cores. Essa escolha pode estar baseada na nossa personalidade ou em nossos desejos mais profundos e inconscientes. 

A cor exerce influência decisiva nos olhos dos seres humanos, afeta a atividade muscular, mental e nervosa. 

A combinação das cores afeta o psicológico e estando certa, pode causar efeitos como de excitação, urgência, contentamento, calma, vulgaridade, melancolia, segurança etc., e ainda destacar algum elemento em especial.

As cores e os efeitos psicológicos

Branco: inocência, paz, divindade, calma, harmonia, para os orientais pode significar morte, batismo, casamento, cisne, lírio, neve, ordem, simplicidade, limpeza, bem, pureza. Individualidade e imagem de limpeza. Melhor para produtos do que para serviços. Para muitos induz a neurose por limpeza.

Preto: sujeira, sombra, carvão, fumaça, miséria, pessimismo, melancolia, nobreza, seriedade. É expressivo e angustiante ao mesmo tempo. Alegre quando combinado com outras cores. Imagem de Autoridade e sobriedade. Para serviços de segurança e proteção, simboliza também luxúria ao ser combinado com dourado e prata. Chamada a cor do Arquiteto.

Cinza: pó, chuva, neblina, tédio, tristeza, velhice, passado, seriedade. Posição intermediária entre luz e sombra. Pode induzir também à preguiça, ao descanso e ao frio.

Vermelho: guerra, sol, fogo, atenção, mulher, conquista, coragem, furor, vigor, glória, ira, emoção, paixão, emoção, ação, agressividade, perigo, dinamismo, baixeza, energia, revolta, calor, violência. Imagem física. Para desportos, academias, escolas de dança, organizações políticas ou negócios de bens imóveis.

Laranja: prazer, êxtase, dureza, euforia, outono, aurora, festa, luminosidade, tentação, senso de humor. Flamejar do fogo. Imagem de energia. Para arquitetura, ferramentas e serviços para construção e serviços rápidos. Estimula o apetite. Ideal para áreas de alimentação.

Vermelho-alaranjado: sexualidade, agressão, competição, operacionalidade, desejo, excitabilidade, dominação. Em quartos de dormir não é aconselhável exatamente por ser uma cor excitante. Use e abuse em quartos de motéis.

Amarelo: egoísmo, ciúmes, inveja, prazer, conforto, alerta, esperança, flores grandes, verão, limão, calor da luz solar, iluminação, alerta, euforia. Comunicação. Todos os produtos e serviços de comunicação e indústrias de entretenimento, especialmente para vendas.

Verde: umidade, frescor, bosque, mar, verão, adolescência, bem-estar, paz, saúde (medicina), esperança, liberdade, paz repousante. Pode desencadear paixões. Saúde, plantas e vegetais. Para loja de comidas naturais, produtos florais e higiene pessoal. Muito utilizada em quartos de hospitais.

Azul: frio, mar, céu, horizonte, feminilidade, espaço, intelectualidade, paz, serenidade, fidelidade, confiança, harmonia, afeto, amizade, amor, viagem, verdade, advertência.  

Azul Claro: Criatividade. Para indústrias de arte e design, serviços e produtos informáticos.

Azul Escuro: Execução. Para negócios, educação, serviços financeiros, negócios de altos investimentos que necessitam de mostrar confiança, por exemplo: vendas de carros. Para quartos de dormir se torna uma cor deprimente.


Roxo: fantasia, mistério, egoísmo, espiritualidade, noite, aurora, sonho, igreja, justiça, misticismo, delicadeza, calma. Ótima para áreas de descanso.

Marrom: cordialidade, comportamento nobre, pensar, melancolia, terra, lama, outono, doença, desconforto, pesar, vigor. Imagem de gratificação. Para indústria de diversão, vídeos, carros, móveis, jogos e bebidas. Aconchego. Ideal para estar ou home theaters.

Púrpura: violência, furto, miséria, engano, calma, dignidade, estima. Deve ser usada com parcimônia pois é uma cor agressiva e cansativa.

Violeta: calma, dignidade, estima, valor, miséria, roubo, afetividade, miséria, calma, violência, agressão, poder sonífero.

Rosa: Imagem feminina. Para moda, cosméticos, igrejas e produtos e serviços de buffet infantil.

Pêssego: Imagem de Caridade. Para serviços e produtos de crianças, produtos escolares, organização de caridade.

Dourado: Imagem de riqueza e segurança. Para corretores, banqueiros, comerciantes e serviços de alta qualidade e serviços de desenvolvimento pessoal.

A escolha da cor sofre influência da moda, das tendências e da decisão do arquiteto.
Cada Arquiteto deve ter a sensibilidade na escolha das cores. Estudar bem o cliente e ver o que mais lhe agrada e o que mais combina com sua personalidade.
Se todos nós, arquitetos, acompanhássemos os modismos das épocas a Arquitetura nunca seria renovada nem tampouco seria tão eclética e democrática.
O importante é sabermos dosar e combinar as cores com muito bom gosto.

E mãos ao trabalho...vamos colorir o mundo !!!

















Âmbar.....

O âmbar é uma resina fóssil de  pinheiro, formado a 50 milhões de anos. A palavra âmbar, é de origem árabe, anbar.  É considerada a primeira gema do homem. Já foram encontradas peças de âmbar de mais de 10 Kg.
Âmbar1.JPG (4488 bytes)


Âmbar2.JPG (9758 bytes) Jazidas:
A maior jazida de âmbar encontra-se em Palmnicken, na antiga Prússia Oriental. Existem reservas também no fundo do Mar Báltico, na Sicília, Romênia, Birmânia e no Canadá.

 retirado de : http://www.escolabellarte.com.br/G-textos/%C3%82mbar.htm

Desde a pré-história, as regiões banhadas pelo Mar Báltico, como Lituânia, Letônia e Estônia, são a principal fonte de âmbar. Acredita-se que o material foi utilizado desde a Idade da Pedra. Foram encontrados também objetos de origem báltica nos túmulos egípcios datando 3200 a. C. Outra pista importante foram objetos encontrados na Escandinávia que eram utilizados por vikings dos anos 800 até 1000 d. C.







 Curiosidades :

Origem da electricidade estática

Cerca de 600 a.C., os Gregos, grandes filósofos, descobriram a electricidade estática?
Tales de Mileto descobriu que friccionar âmbar com lã de carneiro levava a que este atraísse pedaços de palha como que por magia! 
A palavra electricidade deriva da palavra grega "eléktron - (ἤλεκτρον)"  que significa âmbar.
O âmbar é utilizado ainda na Europa para afastar mau-olhado.
Para os povos do Báltico, o âmbar era uma preciosa mercadoria para troca. Acreditava-se que a forma de gota do âmbar vinha das lágrimas das Helíadas, que Zeus encolerizado lançava aos infernos por terem calcinado a crosta terrestre.



 

Curiosidades sobre a Sala de Âmbar.....

Objetos da Sala de Âmbar foram 

descobertos em Kaliningrado

Investigadores de Kaliningrado descobriram numa fortaleza local, objetos da famosa Sala de âmbar do Palácio de Ekaterina, nos arredores de São-Petersburgo. A Sala de âmbar está perdida desde a Segunda Guerra Mundial, quando foi desmontada pelo nazistas e levada para a Alemanha, pouco antes da sua derrota definitiva. 

O seu paradeiro não foi até hoje estabelecido e a descoberta de alguns objetos da sala de âmbar deixa esperanças em relação ao resultado das buscas.

retirado de : http://rus.ruvr.ru

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Sala de Âmbar, um dos mistérios da Segunda Guerra Mundial....


 Fotografia da Sala de Âmbar antes da II Guerra Mundial (domínio público)

Em 1941, as forças da Alemanha nazista invadiram Leningrado, atual S. Petersburgo.
 

Um dos palácios da cidade abrigava, um grande tesouro da cultura russa, que fazia parte da lista de obras pretendidas por Hitler: a Sala de Âmbar.
 
O âmbar é uma resina fóssil, produzida por pinheiros que existiam na Escandinávia, na costa do Mar Báltico, há 50 milhões de anos. A resina pegajosa escorria do tronco e ramos lentamente, aprisionando insetos, folhas, penas, rãs, sementes e, quando se tornava espessa, com o passar do tempo, endurecia e transformava-se  em âmbar, que os antigos acreditavam ter poderes mágicos e medicinais. Tem matizes dourados, embora também de outras cores, de grande beleza e é fácil de manipular.

Em 1716, o rei da Prussia Friedrich Wilhelm I sabendo que Pedro, o Grande, Czar da Rússia era profundo amante das artes ,ofereceu-lhe um conjunto de magníficos painéis de puro âmbar, selando a aliança entre os dois países.
Os painéis de âmbar de Frederico Guilherme foram utilizados para revestimento de uma das salas do Palácio de Verão, hoje Palácio de Catarina, perto de S. Petersburgo, numa obra belíssima do arquiteto Rastrelli, com espelhos de Veneza, ornatos de ouro, espelhos e luxuosos candelabros nas paredes, com 565 velas. A sala foi ampliada, passando a ter um total de 6 toneladas de âmbar, que custava na época 12 vezes mais que o ouro.
Na época da invasão alemã, os russos cobriram os painéis com papel de parede, mas isso não impediu que estes fossem desmontados e levados para o palácio de Königsberg (atual Kaliningrado).
Em 1944, a Alemanha foi, por sua vez, bombardeada pelos aliados, incluindo o Palácio de Königsberg.
 
O que aconteceu à Sala Âmbar?

Até hoje, e apesar de vários falsos alarmes, o paradeiro deste tesouro, considerado por vezes a oitava maravilha do mundo, é desconhecido: pode ter sido destruído, ou estar escondido em algum dos túneis e grutas usados pelos nazistas para guardar os tesouros artísticos saqueados.
 
Em 1979 o governo russo iniciou a reconstrução da Sala de Âmbar, a partir de fotografias antigas, seis toneladas de âmbar, os melhores mestres, oito milhões de dólares e esforços extenuantes, a nova Sala de Âmbar foi inaugurada em 2003 no 300º aniversário da cidade de S. Petersburgo e voltou a ser a jóia mais preciosa do Palácio de Catarina. É uma obra de arte notável.


seguem fotos da nova Sala de Âmbar, igualmente rica e fabulosa....