Mikhail Aleksandrovich Vrubel
(em russo: Михаил Александрович Врубель – nasceu em Omsk, Sibéria, em 17 de março de 1856 e faleceu em São Petersburgo em 14 de abril de 1910 ) . Pintor Russo relacionado ao movimento Simbolista , muito a frente das tendencias artísticas de seu tempo..
Pelas suas obras com características de Simbolismo e Art Nouveau, é considerado como o maior representante da Art Nouveau , na Russia. Foi mais um artista solitário isolado das principais correntes artísticas de sua época , pelo que foi criticado pelos seus colegas artistas. Acredita-se que a inspiração de sua arte inicia-se na arte Bizantina e na Arte Renascentista.
Art nouveau, "arte nova" em francês, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas . A Art Nouveau era relacionada freqüentemente com o arts & crafts e se destacou na Belle Èpoque. Tem relação direta com a Revolução Industrial da Europa, com a exploração do ferro e do vidro e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografiacolorida que teve grande influência nos cartazes . Caracteriza-se pelas formas orgânicas inspiradas nas fromas encontradas na natureza. Na Inglaterra era chamada de “Flower art, Liberty, e Modern Style”. Na Itália recebeu o o nome de “Floreale”. Em Portugal foi comum, mais na arquitetura, na decoração de fachadas e interiores com azulejos em estilo arte nova, como se comprova em muitos edifícios da virada dos séculos XIX e XX. Alfons Maria Mucha, foi um maiores exposentes da Art Nouveau.
Já o Simbolismo nas artes plásticas apresentava fortes ligações com o misticismo e referências ao oculto. Os pintores expressavam através de imagens o vazio entre o mundo espiritual e o mundo material, através das imagens, com cores, linhas, enfim , com elementos realmente expressivos que sugeriam a representação de suas idéias. Olhar e entender facilmente, esta era a idéia. Sem que fosse a forma explicita. A sua inspiração vinha de temas como a morte, a doença, a poesia, o erotismo e até a perversidade. Alguns artistas simbolistas: Moreau, com a riqueza de suas pinturas exóticas, Puvis de Chavannes e a melancolia em seus quadros, Gauguin e suas imagens agradáveis. Os simbolistas foram muito criticados pelos vanguardistas modernistas, entre eles Cézanne, por causa do elemento decorativo fortemente presente em sua arte.
Vrubel-Seren - Lilás
Vrubel - Faust - MefistoVrubel-swan princess
Vrubel - auto retrato